sábado, 26 de janeiro de 2013

Simples e prudentes

Mateus 10.16
Eis que EU VOS ENVIO como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto prudentes como as serpentes e símplices como as pombas.

Vamos entender a prudência da serpente e a simplicidade da pomba. 

PRUDÊNCIA
A serpente vive em alerta discernindo o perigo ainda distante e em qualquer circunstância da natureza e assim se retira da zona de perigo. Que grande lição é essa - identificar o mal, identificar o perigo e sair dessa posição vulnerável.
Também por prudência a serpente não se exibe, mas vive escondida e essa atitude faz com que tenha êxito tanto para lutar como para se alimentar. A prudência da serpente faz com que ela fique a salvo de seus predadores, gaviões e outros. O servo prudente não é exibido, pois a exaltação, a soberba tem levado muitos servos à queda.
A serpente faz sua morada em lugares de difícil acesso e impenetrável, no fundo das cavernas rochosas, e nesses lugares ela está estável, em segurança, reproduzindo-se tranquilamente. O servo prudente faz sua morada na Rocha que é Jesus Cristo. 
Por prudência a serpente troca várias vezes de pele, se renovando, pois a casca se desgasta e fica cheia de parasitas, e assim procedendo a serpente adquire mais habilidade e agilidade. A serpente assim se renova frequentemente. O servo prudente se renova dia após dia com jejum, oração, leitura da palavra de Deus e santificação.
Sigamos a prudência da serpente como ordenou Jesus, pois a nossa volta há vorazes predadores, os lobos, mas a prudência é o segredo da sobrevivência.

Nossa! Quando lia esse texto em que Jesus dizia para sermos prudentes como as serpentes, não imaginava que ele estava falando de tantos comportamentos, não imaginava que abrangia tantas características do servo de Deus: vigilância, inteligência, modéstia, discernimento, silêncio, recolhimento, renovação.

SIMPLICIDADE
A simplicidade da pomba animal seria uma sentença de morte para o servo de Deus, mas a simplicidade da pomba que representa o Espírito Santo é a chave de toda questão. Tenho para comigo que Jesus não se referiu a pomba animal, porque suas características animais não são assim tão desejáveis, porém o Espirito Santo, esse sim é desejável, devemos buscar sempre. Quando Jesus foi batizado no rio Jordão por João Batista o Espírito Santo apareceu em forma de pomba, essa pomba que traz a mansidão e o poder e que pousou sobre Jesus, essa pomba é que devemos ter sobre nós. Quem é realmente poderoso é manso e calmo. Não se envolve com a agitação dos demais, sabe o que está fazendo, para onde vai e porque vai. Aquele que tem o Espírito Santo discerne todas as coisas e por ninguém é discernido, como disse Paulo. Tem comunhão com Deus Pai e obedece a Sua Voz. Não tem segredo, é simples, muito simples. Não é possível ir para o meio de lobos, como Jesus estava mandando os discípulos sem estar revestido do Espírito Santo, simples assim.

Faz chover Senhor Jesus, derrama do teu Espírito sobre teus servos para que possam caminhar e levar sua mensagem em meio dos lobos que querem matar Sua Palavra que alimenta, sua mensagem que edifica, e sua obra que vivifica.










Um comentário:

  1. Obrigada irmão pela visita e por suas palavras referente meu blog. Sou só uma iniciante como blogueira de Cristo, mas vou plantando as sementes da Boa Nova do Reino de Deus na certeza que o Espírito Santo fará a frutificação. Que a doce paz do Senhor Jesus esteja sobre sua vida.

    ResponderExcluir

01 - Vamos aprender sobre o Espírito Santo?

 Quero compartilhar com vocês esse estudo que comecei a respeito do Espírito Santo.  Eu já sou batizada no Espírito Santo e as experiências ...