Provérbios 15.18
O homem irritável provoca dissensão.
Quais os principais elementos e motivos que mais provocam discussões, brigas e inimizades? Alguns cristãos acreditam ser o diabo o único provocador de todo tipo de contenda, divisão e conflito. O livro de Provérbios nos mostra que os conflitos são provocados por vários motivos.A maioria deles procede da natureza humana e não do diabo. Os elementos mais comuns provocando conflitos, conforme cita o livro de Provérbios são: "O ódio provoca dissensão...O orgulho só gera discussões...O ganancioso provoca brigas...O homem perverso provoca dissensão, e o que espalha boatos afasta bons amigos...As palavras do tolo provocam briga e a sua conversa atrai açoites...O que o carvão é para as brasas e a lenha para a fogueira, o amigo de brigas é para atiçar discórdias...É uma honra dar fim a contendas, mas todos os insensatos envolvem-se nelas".
O ódio, orgulho, ganância, e a estupidez são sentimentos, desejos, reações fortes e possessivas. Principais provocadores de conflitos, brigas, divisões e violências. Comportamentos puramente humanos e neles não há possibilidades de acordos e paz.
Com sentimentos e atitudes possessivas fazendo parte do temperamento, para alguém se tornar numa pessoa sábia precisará dos recursos de Deus para dominá-los. A vida dirigida por Deus é marcada pelo equilíbrio e domínio próprio. Todavia, elementos nocivos do temperamento não são jogados fora como se nunca tivessem feito parte da pessoa, mas certamente o poder de Deus lhe dando equilíbrio, fará com que ponha fim aos conflitos, discussões e brigas geradas pelo seu temperamento.
Provérbios mostra que Deus quer nos ensinar a dominar nossos sentimentos possessivos, mas, a questão é: Desejamos aprender a desenvolver o equilíbrio pessoal com Deus?
Com o amor de Deus nos revestindo,
o equilíbrio é presente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário