terça-feira, 16 de abril de 2013

Conflitos



Provérbios 15.18
O homem irritável provoca dissensão.

Quais os principais elementos e motivos que mais provocam discussões, brigas e inimizades? Alguns cristãos acreditam ser o diabo o único provocador de todo tipo de contenda, divisão e conflito. O livro de Provérbios nos mostra que os conflitos são provocados por vários motivos.A maioria deles procede da natureza humana e não do diabo. Os elementos mais comuns provocando conflitos, conforme cita o livro de Provérbios são: "O ódio provoca dissensão...O orgulho só gera discussões...O ganancioso provoca brigas...O homem perverso provoca dissensão, e o que espalha boatos afasta bons amigos...As palavras do tolo provocam briga e a sua conversa atrai açoites...O que o carvão é para as brasas e a lenha para a fogueira, o amigo de brigas é para atiçar discórdias...É uma honra dar fim a contendas, mas todos os insensatos envolvem-se nelas".

O ódio, orgulho, ganância, e a estupidez são sentimentos, desejos, reações fortes e possessivas. Principais provocadores de conflitos, brigas, divisões e violências. Comportamentos puramente humanos e neles não há possibilidades de acordos e paz.

Com sentimentos e atitudes possessivas fazendo parte do temperamento, para alguém se tornar numa pessoa sábia precisará dos recursos de Deus para dominá-los. A vida dirigida por Deus é marcada pelo equilíbrio e domínio próprio. Todavia, elementos nocivos do temperamento não são jogados fora como se nunca tivessem feito parte da pessoa, mas certamente o poder de Deus lhe dando equilíbrio, fará com que ponha fim aos conflitos, discussões e brigas geradas pelo seu temperamento. 

Provérbios mostra que Deus quer nos ensinar a dominar nossos sentimentos possessivos, mas, a questão é: Desejamos aprender a desenvolver o equilíbrio pessoal com Deus? 

Com o amor de Deus nos revestindo,
o equilíbrio é presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

01 - Vamos aprender sobre o Espírito Santo?

 Quero compartilhar com vocês esse estudo que comecei a respeito do Espírito Santo.  Eu já sou batizada no Espírito Santo e as experiências ...