sábado, 23 de abril de 2016

Como ser bem aventurado



Disse Jesus ao que o havia convidado
 para o casamento:

Quando deres um jantar ou uma ceia, NÃO convides
os teus amigos, NEM teus parentes, NEM vizinhos
ricos, para não suceder que eles por sua vez,
te convidem e sejas recompensado.

Antes, ao dares um banquete, convida os pobres, 
os aleijados, os coxos e os cegos,

E serás BEM AVENTURADO.

                                   Lucas 14:12-13

É tão interessante quando lemos com cuidado as palavras de Jesus como esta acima citada. Fico pensando que talvez seja por isso que os pregadores ficam nas palavras do Velho Testamento muito mais do que nas palavras de Jesus. Esclareço que nada contra com relação a isso, pois está escrito em Lc. 26.31 "Se não ouvem a Moisés e aos Profetas , tampouco acreditarão ainda que algum dos mortos ressuscite." Então fica claro que deve-se pregar o antigo testamento TAMBÉM, mas com todo respeito ... Jesus vai muito além de Moisés e dos Profetas.

Porque o Senhor desmonta nossos conceitos e preconceitos, Jesus vem desfazer tudo aquilo que a sociedade de um modo geral nos ensina e muitas vezes exige, pois quantos fazem sacrifícios atrozes para chegar e manter um status social e econômico que lhes parece fazer a sua inclusão na sociedade de todos os tempos. Doce ilusão!

Nesse texto Jesus foi convidado a um casamento, e olha o que Jesus diz para aquele que o convidou, não fica claro se Jesus falava com outro convidado ou se com o próprio noivo, mas independente disso eu me coloco no lugar deste ouvinte, no meio dessa festa de casamento...eu ficaria totalmente sem palavras, sem argumento, ficaria vários dias mastigando essas palavras sem conseguir engolir, como quando se mastiga um pedaço de carne dura e a gente mastiga, mastiga, mastiga e não consegue engolir, e quando o fazemos ela vai descendo apertada, ferindo o esôfago.

Veja a foto que coloquei no inicio da postagem, imagine toda essa ornamentação e você a convidar para a festa os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos. Pessoas que não saberão se comportar diante de todo esse requinte, nem sequer irão saborear os pratos finamente preparados, pois a fome não os deixará sentir sabor diante da necessidade de saciar-se. Não terão boas maneiras para comer, para se comportar. Com certeza irão sujar os forros das cadeiras, as toalhas. As vestes estarão completamente inadequadas para o evento, em fim tudo fora do contexto.

Mas Jesus diz que agindo assim seremos Bem Aventurados...e com certeza com esse convite a se repetir dia a dia, eles aprenderão a distinguir o antes e o agora, aprenderão a olhar com outros olhos tudo que está ao seu redor, até os cegos perceberão a diferença quando apalparem os objetos, a fome saciada fará com que aprendam a conhecer e sentir outros sabores, a dor dará lugar ao aconchego, e o medo à paz.

Porque é exatamente assim que acontece quando levamos alguém que está no mundo de ilusão para Jesus, veja eu não estou dizendo para a igreja, eu estou dizendo para Jesus, a igreja vem depois, quem levará para a igreja depois será o Espírito Santo, primeiro é preciso conhecer Jesus. Nós que conhecemos e recebemos a Jesus como Senhor e Salvador estamos sempre em banquete espiritual, comemos iguarias das mais preciosas, temos fartura de tudo, enquanto muitos estão morrendo de fome. Fome de amor, fome de compreensão, fome de atenção, fome de carinho, fome de salvação. Há um grito de socorro preso na garganta de todo aquele que não conhece Jesus.

A nossa festa de casamento com o Cristo de Deus é diária e permanente, somos o buffet do céu para todos aqueles que têm fome e sede da água viva que cura, que liberta, que sacia a sede da alma carente. Mas isso não vem de nós mesmos, não se vanglorie e nem se ache melhor que qualquer outro, porque isso é a presença de Jesus em nós, se você está conectado com o Senhor, se você ouve a voz do Senhor, se você anda lado a lado com o Senhor, então você fará a diferença onde quer que pise as plantas de seus pés. 

Que o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo faça resplandecer Sua Luz sobre cada um de nós, pela presença de Seu filho Jesus na unidade do seu Espírito Santo. Amém!












Nenhum comentário:

Postar um comentário