domingo, 4 de março de 2012

Porcos

E, quando Jesus desceu para terra, saiu-lhe ao encontro, vindo da cidade, um homem que desde muito tempo estava possesso de demônios, e não andava vestido, nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros. 
Lucas 8:27





Se voltarmos no texto bíblico alguns versículos atrás vamos ver que Jesus foi para Gadara com o propósito de libertar esse jovem e que o diabo tentou impedir a chegada do Senhor do outro lado, provocando aquela tempestade horrível que deixou os discípulos amedrontados e correndo foram chamar por Jesus e o Senhor deu uma bronca nos discípulos, vejam o texto:





E, navegando eles, adormeceu; e sobreveio uma tempestade de vento no lago, e enchiam-se de água, estando em perigo.
E, chegando-se a ele, o despertaram, dizendo: Mestre, Mestre, perecemos. E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança.
E disse-lhes: Onde está a vossa fé? E eles, temendo, maravilharam-se, dizendo uns aos outros: Quem é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem? 
Lucas 8:23-25



Esse homem fazia horrores pela cidade, o demônio dominava aquele lugar e usava-o para atormentar a todos. Quando Jesus resolve ir para lá para libertar esse homem, Ele estava também libertando aquele lugar da atuação demoníaca de uma legião de demônios. Diante disto é possível imaginar as coisas horríveis que deveria acontecer nesse lugar e com esse povo; a bíblia não fala nada a respeito disso, mas não fica difícil essa conclusão diante dos fatos.




E, quando desceu para terra, saiu-lhe ao encontro, vindo da cidade, um homem que desde muito tempo estava possesso de demônios, e não andava vestido, nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros.
E, quando viu a Jesus, prostrou-se diante dele, exclamando, e dizendo com grande voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Peço-te que não me atormentes.
Porque tinha ordenado ao espírito imundo que saísse daquele homem; pois já havia muito tempo que o arrebatava. E guardavam-no preso, com grilhões e cadeias; mas, quebrando as prisões, era impelido pelo demônio para os desertos.
E perguntou-lhe Jesus, dizendo: Qual é o teu nome? E ele disse: Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios. 
Lucas 8:27-30



Veja que assim que Jesus pisa em terra o endemoninhada vem até Jesus e prostra-se diante Dele. Aqui fica claro que o demônio reconhece a identidade de Jesus, como o Filho de Deus e diante da ordem do Senhor para que deixassem aquele homem eles reivindicam autorização para entrar nos porcos que pastavam alí perto.


E rogavam-lhe que os não mandasse para o abismo.
E andava ali pastando no monte uma vara de muitos porcos; e rogaram-lhe que lhes concedesse entrar neles; e concedeu-lho.
E, tendo saído os demônios do homem, entraram nos porcos, e a manada precipitou-se de um despenhadeiro no lago, e afogou-se. 
Lucas 8:31-33



Depois disto, o homem fica liberto daquela legião de demônios e muda completamente, como diz o texto seguinte:


E aqueles que os guardavam, vendo o que acontecera, fugiram, e foram anunciá-lo na cidade e nos campos.
E saíram a ver o que tinha acontecido, e vieram ter com Jesus. Acharam então o homem, de quem haviam saído os demônios, vestido, e em seu juízo, assentado aos pés de Jesus; e temeram.
E os que tinham visto contaram-lhes também como fora salvo aquele endemoninhado. 
Lucas 8:34-36




E toda a multidão da terra dos gadarenos ao redor lhe rogou que se retirasse deles; porque estavam possuídos de grande temor. E entrando ele no barco, voltou. 

Lucas 8:37

Dá para imaginar isso? Estava alí o Rei de toda terra, o Dono de todo ouro e toda prata, o Senhor da Vida e aquele povo estava preocupado com seus porcos ... e pede para Jesus ir embora. E Ele entrando no barco voltou.

Sem mais palavras, é para refletirmos ... será que não andamos preocupados também só com nossos porcos?

Que o Senhor Jesus Cristo tenha misericórdia de todos nós e perdoe a nossa ignorância espiritual. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário