domingo, 29 de abril de 2012

Mudanças



Atos 19

 23) Mas por aquele tempo, surgiu um enorme alvoroço em Éfeso por causa dos cristãos.
24) Começou com Demétrio, um ourives que empregava muitos operários na fabricação de modelos de prata da deusa grega Diana.
25) Ele convocou uma reunião dos seus homens, juntamente com outros empregados em ofícios parecidos, e disse: "Senhores, este negócio é a nossa fonte de renda".
26) "Como vocês sabem muito bem, por aquilo que já viram e ouviram, este sujeito, Paulo, convenceu a muita gente, mas muita mesmo, de que deuses feitos por mãos humanas não são deuses. Como resultado, o volume das nossas vendas está caindo! E esta tendência é evidente não apenas aqui em Éfeso, mas na província toda!"
27) "Naturalmente, eu não estou falando apenas sobre os aspectos comerciais desta situação e do nosso prejuízo, mas também da possibilidade de que o templo da grande deusa Diana perca a sua influência, e de que Diana - esta magnífica deusa adorada não somente em toda esta parte da Turquia mas ao redor do mundo todo - seja desprezada!"
28) Com isso a fúria deles aumentou e começaram a gritar: "Grande é a Diana dos efésios".
Esse Demétrio faz dois tipos de apelos, o comercial quando diz "Senhores este negócio é nossa fonte de renda" e o apelo religioso quando diz "...possibilidade de que o templo da grande deusa Diana perca a sua influência..." e reforçou o apelo nos dois lados quando diz "...e de que Diana seja desprezada nesta parte da Turquia como ao redor do mundo todo."
Esse texto mostra claramente como é fácil manipular um povo sem entendimento, sem sabedoria, sem conhecimento, sem cultura, sem estudo, sem escola. Durante muitos e muitos anos escola é sòmente para uma elite, a grande parte do povo era analfabeto e ignorante, sendo assim fàcilmente manipulável, especialmente pelos interesses religiosos e governamentais que naquele tempo caminhavam de mãos dadas.
O povo era, pobre, paupérrimo, viviam sob o dominio do regime governante que cobrava altos impostos, e assim o povo em geral, trabalhava apenas para sobreviver, para não passar fome. A visão de um povo nessas condições fica muito restrita, apenas focada na necessidade básica de comer, de se alimentar.

Mas Jesus veio mudar tudo isso. Desde aquele tempo até os dias de hoje, Jesus vem libertar das trevas da ignorância, dos interesses de poucos em detrimento de muitos. Ainda hoje a estratégia de Satanás é a mesma, porque Satanás não é criativo, ele usa das mesmas estratégias sempre, mas .... tudo começou a mudar desde Jesus Cristo e por isso a história se divide em Antes de Cristo A.C e Depois de Cristo D.C. E hoje em dia mais ainda com o aumento do povo cristão que cresce a cada dia. 

Por isso a grande importância da evangelização. As pessoas quando vêm para Jesus são libertas desse sistema de coisas tanto na área governamental, como pessoal e espiritual. O Senhor nos dá visão de Águia, nós vemos lá longe em todas as áreas, não sòmente na espiritual não. Por isso quem acha que a pessoa cristã não enxerga está muito enganado, é só com Cristo que podemos enxergar verdadeiramente, por todos os ângulos.

O jovem estudante que não se importava em estudar, porque o sistema educacional não é estimulante, ao conhecer Jesus começa a ver de forma diferente, ele sai desse sistema e começa a ver a importância do saber, do conhecer. 

O homem que viva só para trabalhar e depois do trabalho se distrair nos barzinhos das esquinas da vida, começa a sentir necessidade de buscar novos horizontes  pessoais, aquelas coisas já não o preenchem porque a sua visão começou a ser aberta, ele agora enxerga além.

A mulher que vivia submissa a situações de carência e necessidades, percebe que ela pode fazer bem mais do que está fazendo, descobre em Jesus a fonte inesgotável de bens e força para si e para sua família, ela clama a Deus e Ele responde, ela descobre que não está só, tem Jesus para lhe ajudar e assim passa a ser o alicerce espiritual de sua família e vê as coisas começarem a mudar, não mais aquela estagnação, mas uma movimentação para melhor dia após dia.

Aquela jovenzinha que vivia com a cabecinha no mundo da lua, apaixonada e quase histérica por aquele ídolo da televisão, que vivia de namorico em namorico, ao conhecer Jesus descobre seu valor pessoal, sua beleza divinal, sua nobreza e realeza diante do Senhor, descobre que é princesa na terra e muda toda sua postura.

Um povo assim que tem discernimento é um povo sábio, e pessoas assim não são manipuláveis e graças a Deus, que por Jesus Cristo é isto que vem acontecendo na Terra, e isso terá repercussões em todas as esferas humanas: pessoal, familiar, governamental e a maior de todas elas ESPIRITUAL.

Fazei de nós Senhor um instrumento da Sua Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário