quinta-feira, 12 de abril de 2012

Por quê será?

No livro do profeta Isaías, no capitulo 61 lemos o seguinte:


1 - O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
2 - A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; 
Isaías 61:1-2


Logo depois da palavra SENHOR do versículo 2 o texto já não condiz com um Deus de Amor, com Deus Pai, pois fala de tornar um povo diferente de todos os outros, fazer de Israel um povo privilegiado, preferido de Deus (61.6 porém vós sereis chamados sacerdotes do Senhor e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis as riquezas dos gentios e na sua glória vos gloriareis). Isso me faz lembrar Hitler que convenceu o povo alemão de que eles eram superiores de todas as raças, de todas as nações.


Fala de vingança já logo no versículo 61.2 (o dia da vingança do nosso Deus), fala de escravidão no versículo 61.5 (e haverá estrangeiros que apascentarão vossos rebanhos e estranhos serão os vossos lavradores e os vossos vinhateiros). 


MAS NÃO FOI ISSO QUE JESUS FALOU

Um dia ele estava na sinagoga e foi lhe dado a oportunidade de fazer a leitura das Escrituras, então Jesus abriu o pergaminho e leu:



O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração,
A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor. 
Lucas 4:18-19

Depois disto fechou o livro, entregou-o ao assistente e sentou-se 
Lucas 4.20

E todos na sinagoga tinham os olhos fitos nele, talvez esperando que Ele continuasse a leitura desse texto de Isaías.
Mas Jesus encerra a leitura em "anunciar (=apregoar) o ano aceitável do Senhor", fecha o livro, vai sentar-se e diz com todas as letras:

"Hoje se cumpriu a escritura que ACABAIS DE OUVIR" 

POR QUÊ SERÁ? Por que será que Jesus não lê todo o texto? Por quê será que Ele para no meio do versículo? Por quê será que Ele faz questão de dizer "a escritura que acabais de OUVIR? 

Que a luz do Espírito Santo e a sabedoria de Deus Pai, esteja sobre todos nós.








2 comentários:

  1. Mana Marilene em Jesus Cristo. Fiquei muito feliz em ver seu estudo. Você conhece meu trabalho eu sei, através dele você economizará 35 anos de estudos dos quais já fiz para você. Porque o que o Espírito Santo colocou no seu coração é o mesmo que colocou no meu. Que tal ir guardando todas suas conclusões e escrever um livro. Eu vi que você tem o dom de escrever e tem um bom português. Melhor do que o meu. Um grande abraço. Escreva-me sempre e compartilhe seu saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro irmão Martins obg pelas palavras. Tive o prazer de conhecer seu trabalho através da UBE e gostei muito. Fico feliz que tenhamos nos conhecido e podido trocar experiencias com Deus. Deus Pai o abençoe!

      Excluir

01 - Vamos aprender sobre o Espírito Santo?

 Quero compartilhar com vocês esse estudo que comecei a respeito do Espírito Santo.  Eu já sou batizada no Espírito Santo e as experiências ...