terça-feira, 15 de maio de 2012

LEVANTE-SE 1

João 5.1-15
A cura de um paralítico

1. Passadas estas cousas havia uma festa dos judeus e Jesus subiu para Jerusalém.
Vamos imaginando esse texto como se fosse um filme. Havia uma festa, então havia também muita gente circulando por alí, Jesus andava no meio das multidões. Aqui, nesse texto, fica claro que Jesus estava sozinho, desapercebido de todos por causa das muitas pessoas circulando.

2. Ora, existe alí junto à Porta das Ovelhas, um tanque chamado em hebraico de Betesda, o qual tem cinco pavilhões.
Havia um tanque e esse tanque tinha água, não estava vazio,  essas águas eram águas paradas e água parada cheira mal, tem limo, fosse hoje seria um criadora do mosquito da dengue e outros mais. O texto diz que tinha cinco pavilhões, era um tanque grande.


3. Nestes (nos pavilhões) jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos.
O texto usa o termo "jazia" que quer dizer jogados, desesperançados, largados, tristes, amontoados.

Hoje ainda é assim, se for dito que nalgum lugar acontecem milagres, todos doentes correm para lá, se amontoam, passam horas numa fila, se preciso for; saem de madrugada, fazem romarias em busca da cura, de milagres.
E muitos se apreoveitam das dores do povo para tirar proveito, para submeter as pessoas e até se enriquecer com a dor alheia. Coitados deles!
Sem Jesus tudo é difícil, complicado, exige grandes sacrifícios e até talvez o milagre possa acontecer, porque Deus Pai é misericordioso e cheio de compaixão pelo sofrimento das suas criaturas. Vamos seguir no texto, que demonstra isso muito claramente.

4. (esperando que se movesse a água. Porquanto um anjo descia em certo tempo, agitando-a, e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse).
Voces percebem que todo este versículo está entre parênteses? Por quê? 
Isto significa que o apóstolo João não esta fazendo uma afirmação disso como verdade, era algo que se propagou e que o povo acreditava.
Voces podem imaginar essa cena nesse lugar? Doentes diversos alí, esperando que a água se movesse para correr e pular no tanque, e tinha de correr mesmo, porque só o primeiro era curado. Olha que coisa mais absurda, dia e noite alí, feito farrapos humanos, tensos, quem sabe até brigando entre si por um lugar melhor, mais perto das águas.

É assim a vida sem Jesus, é assim que agem aqueles que não conhecem Jesus Cristo e que colocam sua fé em outras coisas ou até mesmo em pessoas. Cansam-se em busca de soluções, andam daqui pra lá, são capazes dos maiores sacríficios e gastam tudo que têm em busca de um milagre. E milagre só Jesus Cristo faz!

Se voce está precisando de um milagre e já procurou tudo que voce conhecia e tudo que já lhe ensinaram, continue lendo essa mensagem na próxima postagem e descubra o que Jesus tem para voce. 

Que o toque amoroso do Senhor Jesus se faça sentir em cada um de nós, renovando nossas forças e esperança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

01 - Vamos aprender sobre o Espírito Santo?

 Quero compartilhar com vocês esse estudo que comecei a respeito do Espírito Santo.  Eu já sou batizada no Espírito Santo e as experiências ...