sábado, 10 de março de 2012

Espera frustrada


"Não foi muito depois disto que Jesus subiu ao céu e desapareceu numa nuvem, estando todos olhando para ele."(Atos 1.9)

Quando leio esse texto eu também me coloco alí onde os discipulos estavam, vendo Jesus ir embora para o céu. Era a segunda vez que Jesus os deixava e frustrava assim os planos daquele povo, que aguardava ansiosamente ser libertado do poder opressor de Roma. Primeiro foi quando Ele morreu. Eles esperavam que Ele os libertasse, assumisse o trono, reinasse sobre eles com amor e justiça. Eles não entendiam exatamente a missão do Senhor, eles ainda não conseguiam enxergar além dos seus olhos e de seus interesses e porque não dizer, de suas dificuldades terrenas. Eles não conseguiam entender muito bem as palavras do Senhor quando dizia "meu reino não é deste mundo".

Era difícil para eles imaginarem qualquer outra coisa que não fosse a vitória total para Aquele que ressuscitava mortos, curava cegos de nascença, fazia andar coxos, multiplicava pães e peixes, fazia cessar a tempestade, ... nossa quanto poder! O que poderia deter esse líder, quem poderia se interpor à sua vontade? Ele era o libertador de Israel, Ele seria o novo rei, que implantaria o Seu reino de justiça. Com certeza essa era a expectativa de todos que rodeavam Jesus. E tanto isso é verdade que uma vez a mãe de dois dos discipulos pediu a Jesus que os filhos dela se assentassem um a direita e outro a esquerda de Jesus no seu reino, depois os discípulos ficaram discutindo quem seria o maior entre eles no reinado de Jesus, mas o Mestre lhes diz que quem quizesse se tornar grande deveria servir a todos os outros. (Mateus 20.20-28).


Eu imagino que eles não entendiam muitas das palavras de Jesus, pelo menos não naquele momento, eles iriam entender mais tarde, bem mais tarde. Por isso quando Jesus morreu e foi enterrado eles ficaram desolados. Como podia ser isso? Estava tudo acabado! Mas aí eles recebem a notícia que Jesus ressuscitou e o Senhor aparece para eles diversar vezes ...Ah! Quanta alegria, nada mais iria impedir que se estabelecesse o novo reino de amor e justiça. 

E Jesus continua ensinando-os. Em Lucas 1 do capitulo 3 até ao 8 tudo isso fica bem claro. Vamos ler o texto

3) "Durante os 40 dias após a Sua crucificação Ele havia aparecido aos apóstolos diversa vezes em forma humana e provado para eles de muitas maneiras que era realmente Ele que estava alí. Nessas ocasiões falou a respeito do Reino de Deus.
4) Num desses encontros Ele disse que não deixassem Jerusalém até que o Espírito Santo viesse sobre eles em cumprimento da promessa do Pai, um assunto que já tinham discutido antes.
5) "João batizou voces com água", lembrou Ele, "mas voces serão batizados com o Espírito Santo dentro de bem poucos dias".

6) Em outra ocasião, quando Jesus apareceu a eles perguntaram: "O Senhor vai libertar Israel de Roma agora e nos restaurar como uma nação independente?"

Dá para perceber como estava o coração e a ansiedade deles ... seria agora? Era este o momento?

Mas o Senhor lhes responde:

7) "O Pai é quem determina essas datas", respondeu Ele, "e elas não são para voces saberem".
8) "Mas quando o Espírito Santo descer sobre voces, então receberão poder para testemunhar com grande efeito ao povo de Jerusalém, de toda Judéia, de Samaria e até os confins da terra, a respeito de minha morte e ressurreição".

9) NÃO FOI MUITO DEPOIS DISTO QUE ELE SUBIU AO CÉU E DESAPARECEU NUMA NUVEM, ESTANDO TODOS OLHANDO PARA ELE. 

Não, ainda não era dessa vez, era preciso esperar mais um pouco, e para aliviá-los e reanimá-los o Senhor manda dois anjos para lhes falar e dizem:

10) Enquanto estavam forçando a vista para olhar novamente o céu, de repente dois homens vestidos de branco apareceram alí entre eles, 
11) E disseram: "Homens da Galiléia, porque voces ficam aqui olhando para cima? Jesus foi embora para o céu, e algum dia, tal como foi, Ele voltará"!

Que maravilhosa esperança "Ele Voltará" e voltará em forma humana como quando apareceu aos discípulos, como diz no versículo 3. Os discípulos enquanto esperavam fizeram a obra que o Senhor lhes deixara para fazer, se hoje estamos aqui lendo e aprendendo do Mestre foi porque eles pagaram um alto preço para que o evangelho chegasse até nós. 

E voce? Também já se sentiu frustrado com teu Senhor? Já esperou algo e esse algo não chegou? Voce pediu e esperava uma coisa e o Senhor lhe deu outra?

Saiba que não é o Senhor que te decepcionou, mas voce que não soube entender o que o Senhor estava lhe dando, não conseguiu enxergar além do que seus olhos podiam ver, seus ouvidos estavam fechados para "ouvir" o que o Senhor te falava, sua mente estava focada no momento presente e na felicidade aqui da terra, mas o Senhor estava e estará sempre nos dando o que é do céu, o eterno, não o temporário, quer nos dar o verdadeiro, não o aparente. O que voce escolhe? Esse fugaz presente dentro do teu querer ou a grandeza do eterno dentro do querer do Senhor?

Que a doce paz do Mestre Jesus esteja dentro de cada um de nós hoje e sempre.

Um comentário:

  1. Como filhos de Deus e jamais devemos duvidar de que Ele é fiel e cumpre sempre suas promessas.

    ResponderExcluir

01 - Vamos aprender sobre o Espírito Santo?

 Quero compartilhar com vocês esse estudo que comecei a respeito do Espírito Santo.  Eu já sou batizada no Espírito Santo e as experiências ...