domingo, 8 de abril de 2012

Questionamentos



São inúmeras as vezes em que, ao ler minha bíblia, percebo que o que está escrito  no velho testamento não condiz com o que Jesus falou. Muitas vezes as palavras pronunciadas por Jesus vem na contra mão do que está escrito no velho testamento como palavra de Deus.


Um exemplo disso é um texto que se refere ao nome de Deus, especialmente a não jurar pelo nome de Deus. 


Interessante que essa postagem começou com minha pesquisa sobre o significado da palavra Aleluia, por causa do Sábado de Aleluia. Pensava comigo que como se poderia festejar, dançar, cantar e pior de tudo virar carnaval em pleno sábado de aleluia, se segundo o que aprendi, o Senhor Jesus morreu na sexta feira e ressuscitou no domingo, então o nosso Senhor Jesus no sábado ainda esta morto, não ressuscitou. Uma comemoração santa acaba virando uma festa pagã. 


Não há muito tempo atrás,  os bailes de carnaval acabavam a meia noite na terça feira, por respeito a Quaresma que começa já logo na 4a. feira de cinzas, segundo os costumes católicos. Me lembro de ouvir o ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh dos foliões quando a banda anunciava que aquela seria a última música mas,  bem depressa isso deixou de acontecer. 


Hoje já não há mais esse respeito, que pena! Pouco a pouco as pessoas estão se esquecendo do seu Senhor e Salvador, acho que a nova geração nem sabe dessas coisas, a maioria nem sabe o que significa esses 40 dias chamados de Quaresma, e nem o que é Páscoa, a não ser que é dia de ganhar ovo de páscoa. A maioria dos pais não falam de Jesus para seus filhos, não oram junto com eles, não disciplinam seus filhos segundo a Palavra de Deus, não contam as histórias bíblicas para as crianças,  especialmente as histórias que Jesus contava, aliás a maioria dos pais também nem sabe.


E as comemorações da Páscoa então! Os supermercados lotados, quanta comilança, quanta bebedice, carrinhos e mais carrinhos com muita carne e cerveja e ovos páscoa. Quantos animais tiveram de morrer para que as pessoas comemorem a páscoa. Mas esse é um outro assunto que fica para uma próxima postagem, visto que tudo foi tomando um novo rumo. 


Voltemos ao nome de Deus, para isso vou colar alguns artigos de pesquisa e gostaria que voces mesmos analisassem e chegassem as suas próprias conclusões.





ALELUIA é uma palavra traduzida do hebraico הַלְלוּיָהּ (Halləluya – Hebraico padrão) onde a primeira parte da palavra Hallelu  (הַלְּלוּ) significa “Louvem! Adorem!” numa forma de elogio, e a segunda parte Yah (יָהּ) é uma abreviação do nome de Deus, Javé (YHWH). Portanto, ALELUIA quer dizer: “Louvem ao Deus Javé” ou “Adorem ao Deus Javé”.

Aleluia é uma transliteração do hebraico הַלְלוּיָהּ (Halləluyahebraico padrão ou Halləlûyāh tiberiano - Lendo-se da direita para a esquerda, como se faz em hebraico) a primeira parte da palavra Hallelu(הַלְּלוּ) significa "Louvem! Adorem!" ou "Elogio"; a segunda parte da palavra é Yah (Jah) (יָהּ), uma forma abreviada do nome de Deus, Javé. Yah ou Jah constitui a primeira metade do Tetragramaהוהי,(YHWH, IHVH, JHVH), o nome do Deus da Bíblia, pronunciado em português como Iawé ou Javé. Yah escreve-se com as letras yod (י) e he (ה), respectivamente a décima e a quinta letra do alfabeto hebraico. Portanto, aleluia significa "Louvem Deus Javé", ou "Adorem Deus Javé", ou "Elogio Deus Javé".
Existe outra teoria que defende que Aleluia não tem nenhum significado especial e que seria a transliteração do ulular como exultação de alegria próprio do povo de Israel. Ainda hoje se pode encontrar entre as tribos semitas e africanas o costume de mostrar alegria através do ulular. Em defesa desta teoria está o facto de o nome de Deus aparecer truncado, o respeito que os hebreus tinham pelo nome sagrado de Deus nunca lhes permitiria semelhante irreverência.
O grifado em vermelho é meu, pois julguei essa frase de muita importancia.

Deus ordenou que nós juremos pelo nome dele, como está escrito em Deuteronômio 6:13: “A JAVÉ TEU DEUS TEMERÁS E A ELE SERVIRÁS, E PELO SEU NOME JURARÁS.”


Mas não foi isso que Jesus ensinou, Jesus disse: 

Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.  (Mateus 5.37)




Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;
Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.
Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna. 
Mateus 5:34-37


Eu gostaria muito de saber a opinião de voces sobre essa divergencia entre as palavras do velho testamento e as palavras de Jesus. Com qual voce fica? E porque?


Que a doce paz do Senhor Jesus Cristo esteja sobre nós e que o Espirito Santo nos traga a luz do entendimento da Palavra de Deus Pai.










6 comentários:

  1. Marilena, dificilmente as pessoas vão se pronunciar a respeito do antigo testamento, que por sinal foi abolido por Jesus Cristo 2ª Corintios 3,14, porque passou os dez mandamentos ao povo judeu com defeito, conforme nos ensinou Jesus Cristo em Mateus 5, 43 e 44, quando disse que o diabo João 8.44, enganou os da antiga aliança, lhes mandando de forma velada, que cumprissem os mandamentos só com os amigos e liberando-os com relação aos inimigos. Então Jesus veio e corrigiu os dez mandamentos e denunciou esta política de perdição do diabo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro irmão Martins Jesus corrigiu muitas coisas, tornou manifesto o que estava oculto e por isso sofreu tudo que sofreu e as revelações que Ele nos trouxe estão aí para quem quizer ouvir e aprender. Ele disse "aprendei de mim que sou manso e humilde de coração". Deus te abençoe!

      Excluir
  2. Mas infelizmente Marilena, no primeiro momento do cristianismo, Tiago irmão biológico de Jesus Cristo, conforme denuncia Paulo em Gálatas 2, tomou a liderança da igreja cristã primitiva, e como você deve saber, os irmãos biológicos de Jesus não criam Nele porque eram seguidores ferrenhos da antiga aliança. João 7,5, Estes convenceram a Pedro a unificar de forma sutil o novo testamento ao antigo testamento. E assim temos Pedro matando em atos 5 Ananias e Safira, uma coisa horrorosa para Jesus Cristo, mas normal para os da antiga aliança que trabalham com o bem e o mal. Foi então que o Espírito Santo repreendeu Pedro atos 11, mas já era tarde, já havia o diabo se apossado do novo testamento, inclusive hoje aparece várias passagens do antigo testamento inserido no novo testamento, como é o caso: Miquéias 7,6 que está citado no NT como se Jesus estivesse dito. Lucas 12:53
    Para os da AT, o diabo não pode ser ofendido pq sempre q os seus irmãos se levantaram contra ele, foram mortos Judas 1,9ss. Para os da antiga aliança que ainda continua, temos que bater no homem e não diabo. Estão o Espírito Santo se manifestou em Paulo e João, para nos garantir que o homem é inocente e culpado é o diabo. Efésios 6, 12 e João 8,44.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro irmão Martins ref sua citação de Lucas 12.53 Jesus estava falando da divisão que suas revelações trariam como trouxeram mesmo, e trazem até os dias de hoje. Deus te abençoe em Cristo Jesus!

      Excluir
  3. Podemos ainda para melhor esclarecer o porque dificilmente alguém vai se pronunciar contra o AT, o fato de que os religiosos de hoje, precisam do AT para amaldiçoar pessoas, ameaçar com todo tipo de pragas como é o caso do dízimo. Coisas que para Jesus não significam nada para os da AT são fundamentais como por exemplo a riqueza do crente como sinal de bençãos.
    Ainda para comprovar a misturância citamos a passagem de Mateus 5, 22, algumas bíblias colocaram que com motivo se pode se encolerizar. Ou seja, com essa simples inserção a revelia do verdadeiro evangelho de Jesus Cristo, confirmaram o dez mandamentos que o diabo lhes deu de forma defeituosa, porque o diabo dizia que os mandamentos eram só para os próximos amigos, parentes e aliados, para inimigos não havia mandamentos, podiam matar, roubar,adulterar, mentir,cobiçar, desde que fosse inimigos. Ora, se com motivo se pode se irar, então significa que contra inimigos estamos livres dos mandamentos, porque são estes que nos dão motivos de nos irarmos. Mas isto tudo foi uma farsa o verdadeiro dez mandamentos de Deus entregue aos anjos e aos homens diz que não podemos nos irar seja com inimigos ou seja com amigos. Mateus 5, 43 e 44.
    Portanto Marilena é por isso que dificilmente alguém vai se pronunciar. Mas o Senhor te chamou assim como chamou a Paulo e João para que neste último tempo da humanidade seja toda verdade revelada. CONHECERÁS A VERDADE E A VERDADE TE LIBERTARÁ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro irmão Martins em primeiro lugar quero lhe agradecer por seus comentários que enriquecem minhas postagens. Jesus falou muito claramente sobre esse assunto quando contou a parábola do Joio e do trigo. Que a doce paz do Senhor Jesus Cristo esteja entre nós. Deus Pai o abençoe!

      Excluir