quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Davi e Golias

1 Samuel 17

50) Assim, Davi venceu o gigante filisteu com uma funda e uma pedra. Visto que Davi não tinha espada, correu para cima de Golias, arrancou a espada da bainha do gigante e o matou com ela, e depois cortou a cabeça dele. Quando os filisteus viram que o campeão deles estava morto, trataram de fugir.
Essa é uma das maiores Experiência com Deus narrada na bíblia, até mesmo pelo tamanho dos personagens. Davi era um jovenzinho, adolescente ainda quando enfrentou o gigante Golias. Quais as chances de Davi contra Golias?
Zero! Mas, Davi havia matado um leão e um urso quando tomava conta das ovelhas de seu pai. Era um jovem sem treinamento militar e ... desacreditado, por causa da sua aparencia delicada, no meio de seus irmãos que eram jovens altos, formosos, valentes, guerreiros.

Quais as chances de Golias? Todas! A couraça dele pesava quase 57 kilos, tinha 3 metros de altura e estava armado até os dentes. Golias era apoiado por um escudeiro a sua frente e um exército na retaguarda, caso o "pirralho" fugisse por debaixo de suas pernas. A primeira fase da luta foi de insultos por parte de Golias, mas ele não insultou apenas a Davi, ele insultou o Deus de Israel, quando amaldiçou Davi em nome dos seus deuses,  e foi nesse momento que a derrota de Golias foi decretada por sua própria boca. Quando ele disse:
43) "Sou eu um cão para que você venha a mim com um pedaço de pau?" gritava o gigante furioso. E amaldiçoou Davi, em nome dos seus deuses.
 44) "Venha cá, e darei sua carne para ser comida pelas aves e pelos animais selvagens," berrava Golias.
45) Davi gritou em resposta: "Você vem a mim com uma espada e uma lança, mas eu vou a você em nome do Senhor do universo, e Senhor do exército de Israel - o verdadeiro Deus, a quem você dirigiu insultos.
46) Hoje mesmo o Senhor me dará a vitória sobre você, e eu o matarei e cortarei a sua cabeça. E os seus soldados mortos eu darei às aves do céu e aos animais selvagens, e o mundo inteiro saberá que existe um Deus em Israel!
47) E Israel ficará sabendo que o Senhor não depende de armas para realizar seus planos ele trabalha sem levar em conta os recursos humanos! Deus entregará vocês nas nossas mãos!"
49) À medida que Golias se aproximava, Davi saiu correndo a encontrá-lo e, enfiando a mão na sua sacola de pastor, tirou uma pedra e arremessou-a com a funda; a pedra acertou bem na testa do filisteu. A pedra entrou na testa, e o gigante caiu com o rosto em terra.
Depois foi fácil. Com a espada de Golias, caído, rosto no chão, Davi o matou e arrancou-lhe a cabeça.
O impossível aconteceu. Davi venceu. Sua vitória cooperou para levá-lo ao trono de Israel. 
O que Deus quer nos ensinar?
- Não olhe tanto para circunstâncias e probabilidades. Quando elas nos impressionam, sentimo-nos derrotados.
- Esqueça a guerra verbal, faça tudo em nome do Senhor Jesus Cristo.
- Seja honesto, lute com Suas armas. Usar "ferramentas" dos outros é uma estratégia ruim.
- Seja precavido. Davi só precisou uma pedra, mas se algo desse errado, tinha mais quatro de reserva.
- Seja estratégico. Não basta só coragem. Inteligência é arma imprescindível.
- Domine suas emoções. Davi não se descontrolou em nenhum momento
.
- CONFIE EM DEUS. DEPENDA DELE. VIVENDO ESSE ITEM, CASO ESQUEÇA DOS OUTROS ESTÁ TUDO BEM. 
 

Está pronto para derrotar o Golias de hoje? Viva essa Experiência com Deus ... A fé em Cristo Jesus vence a lei das probabilidades.
Deus os abençoe abundantemente em nome do Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário